31.3.10

Tema: Regiões/Barreiro-Quinta da Lomba

Eu estou a seguir.........

Corte indiscriminado de árvores na Freguesia de Santo André

Há alguns anos a esta parte, constata-se o corte sistemático de árvores nesta freguesia, de forma deliberada. Ontem verifiquei que foi cortada uma árvore de médio porte com cerca de 15 anos, entre o “Café Cafeína” e o “Paladares da Quinta”, há dias foram também cortadas algumas árvores na rua Professor Azevedo Gomes e no ano transacto foi deitado abaixo um pinheiro manso no Bairro Marques da Costa com cerca de 30 anos. É de lamentar esta situação, não se vislumbrando a breve trecho a substituição das mesmas por outras espécies.





30.3.10

Tema: Conhecimento/Física


CERN recria hoje o Big Bang
No túnel do centro europeu de energia nuclear, perto de Genebra, vão ser atingidas energias recordes

Todas as atenções convergem hoje para o CERN, o centro europeu de física nuclear, onde pela primeira vez vão ser feitas colisões de partículas a uma velocidade nunca antes atingida. A ideia é tentar recriar as condições que existiam no início do universo, logo após o Big Bang, para encontrar novas partículas, novas forças ou novos fenómenos que permitam explicar o mundo tal como ele é.

Tema: Culturas/Danças Sevilhanas


“Danças Sevilhanas”

As “Sevilhanas”, tal como o nome indica, são constituídas pela música e pela dança, típicas de Sevilha. A sua graciosidade, vivacidade e dinamismo reflectem-se no toque da guitarra, no bater das palmas que acompanham as saias a rodar e os tacões a solarem no palco, com a força de um sentimento puro.
A sensualidade dos movimentos acompanha um jogo subtil de olhares, de sorrisos, de linguagem corporal, uma cumplicidade muito especial que por excelência transforma esta dança na mais pura arte da sedução. A sevilhana é uma dança de par. Normalmente o par é composto por homem e mulher, mas é igualmente comum ver-se duas mulheres a dançar.
Considerada como um exercício físico suave, embora bastante completo, pois movem-se todas as articulações do corpo. Trabalha-se também a parte artística, criativa, a expressão corporal e a interpretação de uma história contada. É uma forma de melhorar a coordenação, a orientação, o equilíbrio e de se divertir dançando em qualquer idade.















Grupo: Puente del Rio

29.3.10

Tema: Reforma


Muitos “reformáveis” estão em condições de produzir

É irónico que o aumento da esperança de vida, uma das grandes conquistas da sociedade ocidental que corporizam o sonho de imortalidade que o homem sempre perseguiu, surja neste momento também como um dos grandes pesadelos dessa mesma sociedade. Ao aumento dos anos que podemos viver está a corresponder uma drástica diminuição dos nascimentos (que muitos historiadores apontam hoje como uma das causas do declínio do império romano) que fará que dentro de uns anos seja impossível que quem tem força para trabalhar consiga sustentar todos aqueles que deixaram de o fazer, devido à idade e a incapacidades várias que a idade traz. A apregoada falência da Segurança social é hoje uma realidade muito próxima e nenhum governo, nenhuma administração, nenhuma política, parecem saber para onde virar agulhas para inverter esta situação. As medidas que estão a ser postas em prática não passam – todos os sabemos - de meros paliativos para adiar uma morte anunciada. Quando a geração que está a entrar nos 40 anos chegar à idade da reforma pura e simplesmente não haverá dinheiro para a sustentar. Prolongar o tempo de permanência na vida activa será com certeza uma boa solução – para quem tiver saúde e vontade de continuar a produzir. Mas talvez seja tempo de invertermos mentalidades e deixarmos de olhar para os velhos como um peso a suportar. Ao aumento da esperança de vida corresponde também em muitos casos, um aumento de qualidade de vida – é possível prevenir e curar muitas doenças e «maleitas» até há pouco consideradas incapacitantes, o que significa que muitos dos «reformáveis» estarão em condições de continuar a produzir. Talvez não na mesma profissão. Talvez não na mesma quantidade. Mas haverá com certeza actividades laborais que podem ser desempenhadas sem grande esforço por quem tem mais idade mas também mais experiência. E vontade para continuar. Ser mais velho não significa ter de parar.

28.3.10

Tema: Animais/Peixes

O “Sável”, uma delícia em risco de desaparecer.
A construção de barragens e açudes dificulta a migração.

É um maná em vias de desaparecer. Parente da popular sardinha e da espinhosa savelha, o sável é um gigante com as características de toda a família: gordo, saboroso e espinhoso. É também caro e raro na gastronomia, pois só é pescado nos finais do Inverno.
Vive no mar, a peneirar toneladas de água para engolir apenas o zooplâncton. Geralmente em Março, dirige-se para as embocaduras dos rios, em cardumes gigantescos, e sobe-os para a desova. Nessa viagem fluvial é capturado para se tornar o pitéu de muitos apreciadores.
As diversas práticas culinárias de preparação do sável provocam avalanches de sofredores de gula a acorrer aos festivais e centros tradicionais de preparação do bicho, um pouco por todo o país. A pesca do sável é, portanto; um importante recurso económico, mas ao mesmo tempo contribui para uma diminuição dos efectivos populacionais e coloca em risco a continuidade da espécie.
Para alguns apreciadores, quanto mais a montante for pescado, mais é apreciado. O sável chega aos rios bastante gordo e todo o processo de subida é feito a contracorrente, transpondo barreiras e desenvolvendo as gónadas. Daí que, muitos o prefiram comer quando capturado mais a montante. Como é frequente em muitas espécies, a grande maioria dos sáveis adultos morre depois de se reproduzir. Esta espécie está classificada “em perigo” pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

25.3.10

tema: País/Cidades


“Okupas” transformam bairro de sonho em pesadelo.

No Barreiro, moradores da Urbanização da Escavadeira estão desesperados com a presença frequente de toxicodepentes. Quase paredes meias convivem duas realidades bem distintas, cruzando um bairro novo com cerca de sete anos, onde não faltam amplas áreas e espaços verdes, e três blocos de apartamentos de sete andares por concluir, sendo votados ao abandono. Os “Okupas” não tardaram em descobrir o novo refúgio, começando a pernoitar nestes imóveis inacabados.

Tema: País/Cidades


“Prémio Selo Verde 2009”- Edifício Amigo do Ambiente, atribuído à “Quinta da Trindade”

O condomínio 9 da Quinta da Trindade recebeu o “Prémio Selo Verde 2009 – Edifício Amigo do Ambiente”. A sua qualidade arquitectónica e desempenho energético determinaram a escolha do júri que o votou por unanimidade.
Pensado e desenvolvido de raiz, este complexo urbanístico constituído por onze condomínios privados, integra amplas zonas verdes, uma ciclovia em todo o perímetro da urbanização, uma creche/infantário cujo projecto está a ser apreciado pela Câmara Municipal do Seixal, zona comercial e o Clube Quinta da Trindade, com piscina, um campo de ténis, um health club, duas pistas de padél um putting green, um restaurante, uma esplanada e um salão de festas, beneficiando de fabulosas visitas sobre o Tejo e Lisboa. A localização junto ao cais fluvial permite, sem recorrer ao automóvel, chegar a Lisboa em 16 minutos num catamaran da Transtejo. A Quinta da Trindade representa um investimento total de 200ME.


24.3.10

Tema: Mundo


A maior seca de sempre na China

A China rural sofre, por estes dias, a maior seca de que há memória. Três províncias chinesas viram já as suas colheitas perdidas. E muitos campos transformaram-se num cenário equivalente ao que se vê na foto.

Tema: Conhecimento



Transgénicos. As sementes da controvérsia

Nenhuma outra tecnologia introduzida na agricultura tem dado tanta polémica e levantado tantas preocupações como a engenharia genética. O assunto é tão controverso que em todo o mundo se discute aspectos científicos, políticos, económicos, ambientais, de saúde e éticos.
O milho Bt é uma variedade transgénica, que contém um gene que codifica uma proteína da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), introduzida na planta para controlar as pragas-alvo. Actua de uma maneira muito simples: o gene «ordena» a produção de uma substância natural, uma proteína, capaz de matar alguns insectos.

Tema: Conhecimento

Açafrão-das-Índias pode ajudar a combater a cirrose.

A curcuma, ou açafrão-das-Índias, que é utilizada como anti-inflamatório pela medicina ayurvédica, praticada na Índia desde há cinco mil anos, poderá ajudar a tratar doenças do fígado e assim prevenir a cirrose.
Esta especiaria, cultivada numa série de países asiáticos, é também um dos ingredientes do caril, que junta uma mistura de especiarias e é uma das marcas de água da gastronomia indiana.

Tema: Conhecimento

PALEONTOLOGIA
Vulcanismo há 201,4 milhões de anos eliminou competidores e deu oportunidade aos répteis gigantes.
Há mais de 200 milhões de anos, uma intensa actividade vulcânica desencadeou uma extinção em massa e pôs ponto final ao período Triásico (entre há 245 e 208 milhões de anos). E foi a partir daí que os dinossauros floresceram e reinaram sobe a Terra nos135 milhões de anos seguintes.

23.3.10

Tema: Fome e Abastança


A alimentação é um dos grandes paradoxos da humanidade nos tempos que correm. Morremos por falta dela e matamo-nos pelo excesso dela. Enquanto em metade do mundo o fácil acesso a todo o tipo de alimentos é causa de doenças, muitas vezes incapacitantes e outras vezes até fatais, noutra metade a dificuldade em chegar à comida tem o mesmo tipo de consequências, embora as doenças sejam outras. Por mais explicações que reputados economistas nos dêem, é-nos mesmo difícil entender porque é que os alimentos que sobram no mundo da abastança têm de ser destruídos ou deitados fora, em vez de irem direitinhos para os países onde, em pleno século XXI, se morre - literalmente - de fome. O direito à alimentação é um dos direitos fundamentais do ser humano. Mas mais do que um direito é uma necessidade básica, uma condição essencial à sobrevivência. Claro que devemos preocupar-nos com a “nossa” alimentação: devemos tentar que seja equilibrada e nos ajude a sermos saudáveis e a termos qualidade de vida. Devemos fazer campanhas para promover a educação alimentar e conseguir retirar dos mercados produtos que, reconhecidamente, são nocivos para o nosso organismo. Devemos apoiar movimentos, associações, grupos que lutem contra os males que o excesso de comida traz à nossa sociedade. Mas não podemos deixar de sentir que este é um combate egoísta quando um sexto da população mundial morre por falta dos mais básicos alimentos. Podemos achar que não está nas nossas mãos mudar este estado de coisas - e provavelmente não está. Mas podemos passar a ter uma preocupação mais efectiva com aqueles que morrem devido à falta do que nós temos em tal excesso que está a matar-nos.

Tema. Conhecimento


Cientistas chineses descobrem familiar próximo do velocirraptor.
Tem 1.8 metros de comprimento, chama-se dromaeosaurid e é parente próximo do velocirraptor-um predador do Cretácio que se tornou famoso com o filme parque Jurássico, de Steven Spilberg.




21.3.10

Tema: Conhecimento







Novo oceano em África

Uma fenda de 56 quilómetros de extensão começou a formar-se há trinta milhões de anos. A fenda de Afar é o único lugar da terra onde se testemunha a fractura de um continente sem ter de mergulhar num oceano. Este tipo de fracturas abertas são habituais na crosta terrestre, especialmente sob os oceanos, onde é quase impossível irmos. A pressão do magma leva à formação de rachas na crosta da terra e erupções vulcânicas, depois os movimentos das placas tectónicas provocam o colapso da crosta terrestre e é criado um fosso no magma, as placas vão-se progressivamente afastando e o fosso criado pelo colapso enche-se de água formando um oceano.

Tema: Ambiente "floresta é vida"

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Esta Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todo o mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971 foi estabelecido o Dia da Floresta Mundial e, em 21 de Março de 1972 – data que assinala o início da Primavera no Hemisfério norte – foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.











Tema: Ambiente

Cem mil pessoas a limpar Portugal

Tudo começou em Julho do ano passado, quando Nuno Mendes, técnico de logística de Vila Nova de Gaia, publicou num fórum da internet um vídeo sobre um projecto, desenvolvido na Estónia em 2008, que permitira recolher dez mil toneladas de lixo. “Para quando em Portugal?” era a legenda. Passados oito meses de entusiasmo e adesão de particulares, autarquias e empresas meteram mãos à obra e hoje perto de 200 lixeiras já foram limpas. Ainda ontem perto de cem mil cidadãos recolheram cerca de setenta mil toneladas de lixo.
Grande acto de cidadania!...

20.3.10

Tema: Arrábida "Património Mundial"


Tema: Conhecimento

Borboletas em risco na Europa. A Grande-branca-da-madeira encontra-se entre as espécies mais ameaçadas.
Um terço das 482 espécies de borboletas da Europa sofreu um declínio visível na última década e 43 estão agora gravemente ameaçadas de extinção, enquanto outras 48 se encontram na fronteira desse perigo. Uma que está à beira da extinção é a borboleta branca da Madeira.
É grande, é branca, com três pintas pretas em cada asa, e dificilmente passaria despercebida ao olhar experiente dos especialistas em insectos. Mas a verdade, é que apesar de várias campanhas nesse sentido nos últimos 20 anos ninguém avista esta borboleta na Madeira desde 1986.

Tema: conhecimento

Lobo cinzento: o “avô dos cães”

Lobo ou Lobo-Cinzento (canis lúpus), é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo, originário durante o Pleistoceno Superior, cerca de 300.000 anos atrás. Estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento tem uma ancestralidade comum com o cão doméstico (canis familiaris). A maioria dos ancestrais dos cães modernos descende dos lobos do Médio Oriente. Foi também naquela região que primeiro surgiram os primeiros animais domésticos, incluindo os gatos, e foi ali também que se desenvolveu a agricultura.

19.3.10

Tema: Especial Dia do Pai

Dia do pai

Este dia surgiu de forma simples há cerca de quatro mil anos na Babilónia, quando um jovem de nome Elmesu decidiu oferecer ao seu pai um símbolo do seu amor. Com argila, construiu uma espécie de cartão onde lhe desejava sorte e uma vida longa. No século XX, em 1909, uma jovem norte-americana decidiu mostrar o quanto gostava e admirava o seu pai e decidiu criar um dia que lhe fosse dedicado. A curiosidade e o interesse por esta comemoração foram aumentando, alastrando-se a todo o país, e, em 1972, o presidente norte-americano Richard Nixon oficializou-o. O Dia do Pai é celebrado em diferentes datas consoante os países.

A 19 Março…

1936- Nasce a actriz Úrsula Andress.
Sex symbol dos anos 60

1954- Nasce Angelina Teixeira (Esposa).
Muitos parabéns e felicidades

1972- Acordo. A ONU emite a Resolução 425,
terminando a invasão do Líbano por Israel.

1982- A Guerra das Malvinas começa quando as
tropas argentinas desembarcaram nas ilhas da
Geórgia do Sul.

1994- Culinária. A maior omelete do mundo, com
cerca de 160 mil ovos é feita em Yokohama,
no Japão.

2008- Cósmico. É avistado o objecto mais longínquo
visível a olho nu, a nuvem cósmica GRB
0803198.




18.3.10

tema. Ambiente



















Mata da Machada
Sapal do Rio Coina

No de 21 de Março, vai reabrir o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina.
Trata-se de um equipamento municipal exclusivamente virado para o ambiente e para a sustentabilidade, que se encontra a funcionar nas instalações cedidas pela Autoridade Florestal, dentro do coração da Mata.
Passará a ter uma Época Baixa e uma Época Alta, contando com um conjunto de iniciativas e actividades muito diversificadas, com o objectivo de promover a educação ambiental, a formação cívica e a qualidade de vida dos cidadãos do Barreiro.