![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtPJi3JmdioTmD0DSVWU608V_XvbBpgLFM29cYqIyFxtIyfJwg0k20Fzx_38U4EEuhnhqV1efg_MZLncZeqz-A9csfxwuiu1DCfO22_uhb0B8V1H2NdKgRH_nzteo09wlYG8XfMahf0Zk/s400/330px-Estremoz13.jpg)
A Implantação da República
A implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado, organizado pelo partido republicano português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política social, o sistema de ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade - tudo contribuiu para um inexorável processo de erosão da monarquia.
A República foi proclamada ás 09.00 horas da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo Provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até aprovação da Constituição de 1911 e deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o Hino nacional e a Bandeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário