13.7.10

Tema: Alimentação (Queijo Terrincho: um grande queijo português)


Terrincho, um queijo bem português da terra quente transmontana

É um queijo produzido a partir do leite de ovelha da raça Churra (também conhecida por Terrincha), por vezes referenciado como “Queijo de Freixo”, na região da Terra Quente Transmontana, em cerca de uma dúzia de concelhos que se estendem por ambas as margens do rio Douro, mas sobretudo na mancha que vai de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, até terras de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Foz Côa.

Ali o leite é coagulado por acção do coalho animal, normalmente do estômago dos borregos. È um produto de fabrico artesanal que, depois de pronto é armazenado em local fresco, sempre em prateleiras de madeira, onde vai maturar entre trinta e noventa dias.

Neste último caso temos o queijo Terrincho velho, de pasta ligeiramente mais seca. O mais jovem apresenta pasta consistente, branca e compacta, aroma com alguma intensidade e paladar persistente mas muito elegante.

Para além do queijo normal e do Terrincho velho, também se produz um queijo com sementes de fiolho (funcho), um outro curado em centeio, um método tradicional muito antigo usado pelos pastores, pois este queijo aguentava muito mais tempo no monte, onde ainda hoje é feita a pastorícia. Finalmente, também se produz o Terrincho picante, preparado com malaguetas da região e muito delicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário