31.10.10

Tema: Tradições e Comemorações (S. Martinho e o dia de S. Martinho)




Provérbios Populares

de S. Martinho



-No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho

-Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro

-Dia de S. Martinho fura o teu pipinho

-Dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o

teu bornal

-Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu

cebolinho

-Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho

-Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S.

Martinho

-Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho

-Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano

já não te faz dano

-Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho

-Pelo S. Martinho semeia favas e vinho

-Pelo S. Martinho, nem nado nem cabecinho

-Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho



A vida de S. Martinho



O conhecimento que se tem da vida de S. Martinho, apelidado de apóstolo de Gália, é devido principalmente ao seu primeiro e mais dedicado biógrafo, Suplício Severo (c.360-c.420), historiador cristão de expressão latina, nascido na Aquitãnea, também declarado santo.



Quando conheceu S. Martinho, já este era bispo vivendo no entanto fiel ao ideal monástico, recolhendo-se longe do fasto do palácio episcopal. Suplício Severo tornou-se seu discípulo, amigo e biógrafo. É graças a ele que hoje temos um relatório precioso da vida deste santo.



316-Nasce S. Martinho, filho de um oficial romano, na Panónia (região da actual Hungria)

326-Com apenas 10 anos e por sua vontade torna-se catecúmeno (aspirante a cristão).

330-É obrigado a ir para o exército onde pratica o ideal cristão de humildade e generosidade.

337-Dá-se o episódio lendário em que S. Martinho partilha a sua capa de soldado com um pobre.

354-S. Martinho chega a Poitiers onde se desloca para se juntar a S. Hilário, mas logo a seguir vai para Itália com o objectivo de rever a família e evangelizar os seus conterrâneos.

360-S. Martinho é expulso da própria terra por causa do Arianismo e passa o tempo isolado na ilha da Galinária, no meio do mar Tirreno.

-------------------------------------------------------------------------------

O dia de S. Martinho



Tradições e comemorações



No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido dois ou três dias antes em Candes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França.



Hoje em dia, não sendo o uso do missal tão frequente, nem todos os crentes católicos se lembrarão de ver, nos dias festivos do ano, o que se diz relativamente ao dia 11 de Novembro e ao seu Santo:



São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro confessor, que subiu aos altares do Ocidente. A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “Verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João.



Com efeito, S. Martinho foi, durante toda a Idade Média e até um época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado desde o séc. V por uma Basílica (sucessivamente destruída e reconstruída) em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental.



A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. E ainda hoje o seu espírito de partilha é fonte de inspiração.



São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos hotéis, pensões, restaurantes, dos produtores de vinhos, dos alcoólicos, reformados, dos cavalos, soldados e gansos.

-------------------------------------------------------------------------------

Lenda de S. Martinho



O porquê do Verão de S. Martinho



O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.


Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.



O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.

O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.

Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo sol.

26.10.10

Tema: Caminhadas (Caminhada ao Cabo Espichel)


Caminhada ao Cabo Espichel



O cafeína-actividades vai organizar no próximo domingo dia 31-10-2010 uma caminhada ao Cabo Espichel e zonas limítrofes.



Percurso circular

Distância 12 km

Duração +- 5 horas

Partida 9 hrs Cabo Espichel

Coordenadas geográficas (GPS): N38º 25’12” W09º 12’54”



Assuntos de interesse: Santuário de Nossa Senhora Cabo Espichel, Capela da Memória, Lenda da Mua Gigante, Mãe de Água e Aqueduto do Santuário Cabo Espichel, Farol Cabo Espichel, Bateria defesa da Costa do Cabo espichel, Pistas dos dinossáurios, E pedra da Mua.


OBS: esta caminhada foi anulada derivado ao mau tempo

25.10.10

Tema: Versos (Versos dedicados ao Poeta António Aleixo)


Versos dedicados ao poeta (António Aleixo)



Não tenho tempo para ler,

Nem cultura suficiente.

No entanto tento escrever,

Aquilo que tenho na mente.



Estou a escrever um livro,

Das únicas coisas que deixo.

Gosto muito do meu escrito,

E ser o continuador do Aleixo.



Aquilo que deus me deu,

Foi um corpo e uma mente.

Para trabalhar e pensar,

E ser feliz tão-somente.



O grande poeta António Aleixo,

Era um homem de crítica mordaz.

Desculpem o meu desleixo,

Mas ser como ele não sou capaz.



De vez em quando faço versos,

Para satisfazer o meu ego.

Sendo eles dos mais diversos,

Quem não vê é porque é cego.



Almocreve, Outubro de 2007


20.10.10

Tema: Conhecimento (homem sem rosto é português)

“Homem sem rosto” é português



José Mestre, conhecido há vários anos no Rossio e Restauradores como o “homem sem rosto”, foi operado em Chicago, tendo-lhe sido removido um temor de 40 centímetros e 5,5 kgs.



O tumor, que cobria a maior parte do rosto e punha em risco a vida de José Mestre, foi retirado depois de três meses de preparação em Chicago nos Estados Unidos. Tendo sido necessárias quatro cirurgias.



A história começou no ano passado quando, em Julho, José Mestre, então com 53 anos, foi convidado pelo canal de televisão Discovery para filmar em Londres um documentário sobre o seu problema.



A maior dificuldade foi conseguir o acordo do próprio José Mestre que, como testemunha de Jeová, mostrou reservas em fazer a cirurgia.



17.10.10

Tema: Caminhadas (Fotos da Caminhada ao Meco)
















Tema: Caminhadas (Fotos da caminhada ao Meco)









Tema: Caminhadas (Fotos da caminhada ao Meco)




Tema : Caminhadas (Caminhada às Falésias do Meco e Cabo Espichel)







O cafeina-actividades vai organizar no próximo domingo dia 17/10/2010 uma espectacular caminhada às “Falésias do Meco e Cabo Espichel”

Percurso circular

Distância 15 kms

Duração 5/6 horas

Início 9 horas da manhã

Partida Campimeco

Assuntos de interesse: Arribas do Meco, Azóia, Nascentes, Mãe de Agua e aqueduto do Cabo Espichel



14.10.10

Tema: Conhecimento (Antropologia)


Primeiros europeus cuidavam dos mais velhos

Há mais de 500 mil anos, os primeiros homens europeus já cuidavam dos mais velhos e dos doentes que não podiam valer-se sozinhos. É a conclusão de uma equipa de investigadores espanhóis que estudou os fósseis do Homo antecessor e publicou os resultados.

Este hominídeo foi identificado em 1997, depois de os seus ossos fossilizados, os mais antigos até hoje descobertos na Europa, terem sido encontrados numa gruta em Atapuerca, no norte de Espanha, e foi assim chamado porque é anterior ao homem de Neandertal e ao homem moderno, e seu antecessor comum.

O estudo revelou que o indivíduo, um homem muito corpulento, sofreu de várias doenças degenerativas e incapacitantes durante muito tempo antes de morrer, o que ocorreu quando tinha por volta de 45 anos.

Essas doenças obrigavam o indivíduo a adoptar uma postura curvada e talvez a usar um pau para se manter de pé, impedindo-o provavelmente de caçar. A sua longa sobrevivência com esses problemas leva a supor que ele teria ficado ao cuidado do grupo.

A equipa pensa que o Homo antecessor saiu de África em direcção ao Médio Oriente e daí pulou para Itália, França e península Ibérica.

12.10.10

Tema: Conhecimento (Alzheimer)


Proposta nova definição para “ALZHEIMER”

A doença de Alzheimer pode vir a ter uma nova definição. Um grupo de peritos internacionais defende a integração de uma assinatura biológica da doença, ultrapassando a noção de demência que era usada até agora.

Neste momento a definição da doença é “anatómico-clínica”, refere o coordenador da investigação. O diagnóstico é calculado pelo tempo de vida do paciente em estado de demência avançado e depois confirmado após a sua morte, com uma biopsia cerebral.

A doença de Alzheimer pode agora ser definida clinicamente através de uma combinação de sintomas bem definidos e uma assinatura biológica. Um dos sintomas é a síndrome amnésica do hipocampo, que se traduz, por exemplo, por problemas de memória episódica.

O número de pessoas com esta demência, cujo risco aumenta com a idade, deverá duplicar nos próximos 20 anos. Actualmente 35,6 milhões sofrem de Alzheimer. Em 2030 serão 65,7 milhões.

11.10.10

Tema: Conhecimento (Salamandra lusitânica)







Anfíbio respira através da pele.



Por que liberta a cauda a salamandra lusitânica?



Vinda de pequenos ribeiros a norte do rio Tejo, a salamandra lusitânica capta o movimento da natureza.



Sabe que não se pode afastar da água, pois a respiração é processada através da sua pele húmida. No meio da vegetação envolvente, surge um predador astuto que a espera e lhe agarra a cauda.



Ma a salamandra não se amedronta: liberta a cauda, numa estratégia que desvia a atenção do predador alguns minutos. No entanto, apesar de aumentar as hipóteses de sobrevivência, esta técnica pode diminuir a capacidade de reprodução das fêmeas já que a energia na cauda é destinada à produção de óvulos na época de reprodução.

9.10.10

Tema : Conhecimento (Fim dos Neandertais)


Erupções vulcânicas severas ditaram fim dos Neandertais


Um estudo publicado na revista Current Anthropology avança uma nova tese para a extinção abrupta dos Neandertais há cerca de 30 mil anos.

Uma série de erupções vulcânicas severas teriam ditado o fim daquela espécie humana, abrindo caminho à disseminação generalizada do homem moderno.

Nas escavações feitas na Rússia na gruta de Mezmaiaskaya, no Cáucaso, os investigadores identificaram duas camadas de cinzas vulcânicas que coincidem com erupções vulcânicas violentas ocorridas há 40 mil anos.

8.10.10

Tema: Versos(dedicados ao Avô Rocha)



















PARA O AVÔ ROCHA


José Rocha, pessoa à maneira!

E “Ti Zé Cuco de nomeada”.

Era um regá-lo vê-lo na ribeira,

Junto do moinho e da levada.



Foi criado e moleiro,

Emigrante e agricultor.

Podador e forneiro,

Jornaleiro e lavrador.



Nos tempos da “outra senhora”,

Teve que emigrar para França.

Cá não passava da “ penhora”,

A alguns ricos encheu a pança.



Em terras de “Napoleão”,

Passou a sua necessidade.

Trabalhou como um leão,

Mas não tinha vaidade.



Foram muitos anos a rodos,

Sem o conforto da família.

No trabalho era o pai de todos,

E nunca arranjou uma quezília.



Tinha muito respeito por ele,

E uma grande admiração.

Quando me lembro dele,

Até se me aperta o coração.


Obs: Esta é a homenagem ao "Grande Mozeiro" José Emílio Rocha, para os amigos "Ti Zé Cuco"



Almocreve, 10-6-2007


6.10.10

Tema : Conhecimento (Charles Darwin e a "teoria do evolucionismo")









Charles Robert Darwin- foi um naturalista britânico que alcançou a fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual.

Esta teoria desenvolveu-se no que é agora considerado o paradigma central para a explicação de diversos fenómenos na biologia.

Darwin começou-se a interessar por História Natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e depois Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento com geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza levaram-no ao estudo de diversificação das espécies, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da selecção natural.

No seu livro de 1859, a origem das espécies, ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de selecção natural, chamada a teoria do evolucionismo.


obs: na imagem da direita caricatura publicada na revista Hornet, onde Darwin é retratado como macaco.

3.10.10

Tema; Mundo (Brasil-o adeus de Lula)


O Legado de Lula da Silva

Oito anos de governo, popularidade histórica, um presidencialismo extrapolado.

O carismático ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva deixa um importante legado, sobretudo social e económico, num Brasil em ascensão… mas ainda com alicerces frágeis.

“Eu quero saber se o povo está na merda e quero tirar o povo da merda onde se encontra”. Disse Lula num comício.

A mensagem passou. É esse o seu legado, em palavras simples.

1.10.10

Tema: Fado(Candidato a Património Imaterial da Humanidade)



Painel do fado de: José Malhoa

A origem do fado



A palavra fado vem do latim “fatum”, ou seja, “destino”, é a mesma palavra que deu origem às palavras fada, fadário, e correr o fado.



Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa vem até aos cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no fado, teriam sido herdadas daqueles cantos.



No entanto tal explicação é ingénua, de uma perspectiva etnomusicóloga. Não existem registos do fado até ao início do século XIX, nem era conhecido no Algarve, último reduto dos Árabes em Portugal, nem na Andaluzia onde os Árabes permaneceram até aos finais do século XV.



O “Fado” é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhada por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa.