![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHLh7ETctR3mZCNdU757dZtogvBNDXIDkv5t2OQBjzFFVvsObV85E-3tsiGQNFhCelXwCzBxXJouqbhV4MItkTZ0dzNCyl7SCQh7sKYUVCFrzn4CopBnec_XhioBkYc7FB5NzGJGry5RY/s400/carros%252C+manela+e+sobrinho+e+escrita+006.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSiAyxAkX3iKNz74DhZ-OVM32MFwqjneByRHX2xPrrlxeMGORBa7nWStayYo5mqU1t2wHiMEQ3D1Vpl8orpQE8DCwnaLddG0v-qzaJoJK1KMZWOBeQrmHqnP5YFiwjGMt3W7GpRdJsFCs/s400/carros%252C+manela+e+sobrinho+e+escrita+004.jpg)
Ensino/Saúde
Investigadores norte-americanos descobriram que escrever manualmente ajuda a decorar conceitos e a aprender com mais facilidade fórmulas e símbolos.
Os médicos portugueses encontram muitas vantagens na dactilografia, mas continuam a defender o abandono do uso dos computadores.
Quando eu escrevo à mão as ideias fluem melhor, e consigo estruturar melhor o raciocínio. No computador há palavras que não me vêem à ideia.
A escrita á mão é uma competência que se consegue graças à ligação do cérebro com a mão dominante e como consequência de um acto consciente e voluntário.
Nos teclados as letras já lá estão e apenas precisam que os dedos
As construam através de um espécie de jogo digital que, os mais experientes, é algo quase automático.
Quando usamos o computador, o cérebro processa letra a letra. Escrever no computador pode tornar-se actividade dominante nas escolas em 15 anos.
Neurologistas dizem que a escrever à mão é fundamental para o desenvolvimento do cérebro das crianças.
Exercitar a mente: memorizar listas ,arrumar as gavetas, cálculos de cabeça, calcular o saldo bancário, ler um livro por mês, fazer palavras cruzadas, tocar instrumento musical e fazer trabalhos manuais.