19.12.10

Tema: Mundo (Gustave Eiffel-Homem do ferro)


Alexandre Gustave Eiffel

Alexandre Gustave Eiffel nasceu em Dijon, França, a 15 de Dezembro de 1832, filho de uma família rica, o que lhe permitiu estudar nas melhores escolas de Paris e formar-se em engenharia. Apesar de a sua formação ser em química, especializou-se no projecto de grandes estruturas metálicas, sendo o primeiro a utilizar ar comprimido em fundações subaquáticas, concretamente na ponte de caminho-de-ferro sobre o rio Garona, em Bordéus que foi a sua primeira grande obra, aos 26 anos.

Tendo começado a trabalhar para uma empresa belga de construção de caminhos-de-ferro, acabou por fundar a sua própria companhia, em 1867. A obra que o tornou conhecido em todo o mundo foi a torre baptizada com o seu nome, a Torre Eiffel, construída em 1889, para a Exposição Universal de Paris. Feita de ferro, tem 320 metros de altura e está localizada mesmo no centro da capital de França.

Na época muitas pessoas achavam-na muito, muito feia, mas depois habituaram-se de tal maneira que se tornou um dos símbolos maiores da Cidade, sendo até hoje um dos monumentos mais visitados do mundo, com cerca de 5,2 milhões de visitantes por ano.

Foi também Eiffel que construiu a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, um presente da França aos Estados Unidos da América pelo centenário da independência do país, em 1881. Mas também Portugal teve a honra de contar com o talento de Gustave Eiffel. Por exemplo, a ponte mais longa que construiu é portuguesa. Tem 160 metros e é a Ponte D. Maria, sobre o rio Douro, no Porto. Para o nosso país projectou ainda a ponte dupla (ferroviária e rodoviária) de Viana do Castelo, recorrendo a métodos e técnicas que eram muito modernos para a época.

Morreu a 27 de Dezembro de 1923 com 91 anos.